40/365 Coragem singular

O poetinha, que sabe tudo sobre a vida e o amor, por experiência, Bossa Nova e poesia tem um longo poema intitulado “O haver” (que, aliás, é um prato cheio pra crítica genética) e, pulando todas as muitas estrofes, a gente chega da derradeira e Vinícius diz assim:

Resta esse constante esforço para caminhar dentro do labirinto
Esse eterno levantar-se depois de cada queda
Essa busca de equilíbrio no fio da navalha
Essa terrível coragem diante do grande medo, e esse medo
Infantil de ter pequenas coragens.

Só o fato de eu não ter me aborrecido, como outrora poderia ter ocorrido, com elementos da (des)organização cotidiana (como mudarem o horário das aulas e não avisarem e você descobrir que terá ainda menos tempo para almoçar e no outro dia terá cerca de 20minutos somente…) e da burrocracia nada necessária (sim, reuniões de área são um porre, ainda mais na conjuntura atual de dominação da gangue e o fato de terem feito combinados sem me avisar e eu já estar atrasada pra entregar baboseiras…), eu já teria o dia como ganho e teria somente o que agradecer. Não vou permitir mais que nada disso interfira na minha vida. Tenho coisa mais importante para fazer. Muito mais.

E, ao sair desse longo dia de trabalho, resolvi me encher de coragem e ligar. Como assim ligar? Pois é, ligar. Superar o medo e ligar. E, depois de um dia tenso e do tráfego que me esperava, enfim ouvir a voz até então imaginada, causar a surpresa que desconcerta e, conversar sem gaguejar ou morrer de vergonha, ah, isso sim faz a gente agradecer por um dia. Afinal, cada dia é um caminhar dentro de um labirinto, é já se sentir de pé depois de inúmeras quedas, é equilibrar-se no cotidiano e, acima de tudo, é ter pequenas coragens singelas para vencer o medo (de ter medo, de ter medo…). Vinícius de Moraes, poetinha sábio esse.

Anúncios

2 comentários

  1. essa é uma clássica *pequena vitória* (talvez nem tão pequena assim, mas vale o gancho). e como toda e qualquer vitória, merece celebração. o que você se propiciou depois dela? 🙂

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s