327/365 … do Estilo Barroco

Hoje foi dia dedicado ao estilo barroco na literatura. Ah, Vieira, como és astuto! Ah, Gregório como és desbocado! E como é triste restringir a genialidade desses dois autores a tópicos de conteúdo. Nos últimos tempos tenho me policiado a explicar menos, analisar menos, transmitir menos…

Afinal, não há tempo nem é o propósito. E eu que pensava que o cúmulo da falta de troca de ideias fosse somente a comunicação por orações coordenadas (Ops, não sou só eu que digo isso, o Leandro Karnal também na palestra “Vazio contemporâneo e espiritualidade”), descobri que pior que isso é ensinar por tópicos. Elencar, repetir, decorar e assinalar corretamente na hora da prova. Uma violência diária reduzir a literatura e o conhecimento a tópicos.

Bom, chega de mimimi… No primeiro vídeo Maria Bethânia lê, de forma intensa, trecho do Sermão de Santo Antônio aos peixes (1654), lindamente argumentativo e atual.  O segundo vídeo explica um pouco sobre a nova edição de Gregório de Matos, feita pelo espetacular, sagaz e irônico João Adolfo Hansen, professor incrível da cadeira de Literatura Brasileira da USP.

E, ao ver acima dos tópicos e daquilo que não está no meu controle, ouço e bebo literatura, depois agradeço. :*

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s